sábado, 9 de maio de 2009

O Dia da Europa.

Foi há 59 anos, a 9 de Maio de 1950, que Robert Schuman, Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, proferiu uma declaração no sentido da criação de uma União Europeia (redigida por Jean Monnet).Ver aqui.
Não seria na altura uma União Europeia nos moldes de hoje em dia. Não obstante, não deixou de ser um passo importantíssimo para o desenvolvimento de uma Europa forte, relativamente unida, e capaz de ombrear aqui e ali com os EUA, como é na actualidade. Não esqueçamos o estado da Europa em 1950. 5 anos pós-segunda guerra mundial, para não falar nos anos de guerras sucessivos, economias destroçadas, uma Europa financeiramente dependente do Plano Marshall oriundo dos EUA, uma Europa em busca do desenvolvimento comum a todos os países que a compõem.
Numa perspectiva nacional, posso dizer que sem a União Europeia, Portugal provavelmente seria um país com 20 anos de atraso relativamente aos demais europeus. Possivelmente até estou a atenuar esses anos de atraso.
Um facto é que a União Europeia foi fundamental, através do dinheiro disponibilizado aos seus Estados-Membros, permitiu a criação de infraestruturas que por sua vez possibilitaram todo um desenvolvimento interno. Para além do mais, o próprio limite imposto pela União Europeia de um défice não superior a 3%, acaba por ser benéfico, apesar de difícil alcance, para bem de alguma disciplina nas receitas e despesas de cada país.
Já que estamos na iminência de eleições europeias, deixo o repto. Votem!
Obrigado.

Sem comentários: