quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cartazes das Europeias.

Estas eleições europeias têm dado mais que falar do que possivelmente se poderia pensar. Ora é o nome dos candidatos, ora são os debates, ora são as agressões, ora as papas maizena, em suma, já se viu de tudo. O que não ficou atrás foram os cartazes dos vários partidos. Foco neste texto dois dos partidos que concorrem a estas eleições por terem os cartazes mais controvertidos.

Comecemos pelo PS. Iniciou a campanha com este cartaz.




O slogan pareceu-me apropriado, de acordo com o que anteriormente escrevi. No entanto, reforço a ideia de que o europeísmo é algo ainda pouco desenvolvido na mentalidade do português médio. A prioridade é sempre Portugal. Esquecendo-se muitas destas pessoas que a Europa é fundamental.

No entanto, ao que consta com o debilitar da imagem de Vital Moreira, resolveram tirá-lo dos cartazes e começaram a colocar momentos decisivos da Europa em que o PS esteve envolvido por ser Governo no momento ou por ter um Presidente da sua família política. Um dos cartazes era este (já corrigido).

Discutível é, se terá sido mera coincidência o facto de o Governo ser PS no momento ou se este partido estando no Governo foi determinante para que aqueles factos históricos sucedessem.
Parece-me que tanto no trabalho desenvolvido na adesão à União Europeia, como no Tratado de Lisboa, tanto Mário Soares no primeiro momento, como o Governo actual no segundo, terão sido determinantes. Já quanto ao euro, sem prejuízo do respeito por António Guterres, a influência governativa terá sido diminuta. No entanto, estranho é que se recorra a imagens do passado para propagandear um projecto e se retire dos cartazes o líder da lista que concorre às eleições. Ainda quanto a estes cartazes socialistas houve aí muito burburinho relativamente ao erro da adesão à CEE. Recorrendo a um estrangeirismo, é um fait-diver, entretanto resolvido.

Analisemos agora o outro partido. O CDS. Tem um cartaz diferente. De acordo com alguns blogues a imagem de Nuno Melo faz lembrar Mussolini numa qualquer fotografia. Parece-me um acaso, um mero acaso. No entanto, o sub-slogan – se é que lhe podemos chamar isso – indica “Soluções Sérias Para Portugal”. Veja-se.

Então, mas não estamos a falar de eleições europeias? Mais do que isso, não estamos a falar de eleições para o PE em que a representação não é por nacionalidade mas partidária?
Será que a ideia foi fazer um cartaz-ponte (como lhe resolvi chamar) entre as eleições europeias e as legislativas? Parece, não parece? É que por um lado, coloca no cartaz o cabeça de lista às eleições europeias e envia aquela que poderá ser uma mensagem a Vital Moreira, que entretanto voltou à política. Por outro lado, argumenta ter soluções sérias para o nosso país. Será uma boa jogada? A ver vamos.

Fica o reparo.

Sem comentários: