terça-feira, 12 de maio de 2009

Ética, Moral, Valores, Princípios... Na Política?

(Imagem tirada daqui)

Ética, Moral, Valores, Princípios...
Ao que parece é o que falta na política hoje em dia. Não me refiro apenas aos casos dos países específicos mas ao da Política Internacional como um todo.
Muito se repetiu nas Conferências do Estoril que o "Mundo atravessa uma crise de valores" e que "temos que regressar a conduzir a política com base em valores". De facto, a falta de ética dos responsáveis políticos e a persecução de políticas sem qualquer base ou sistema de valores, descredibiliza-a, prejudica-a, torna-a lamentável se quiserem. Pera aí! Mas não foi sempre assim?
De repente, foi eleito um presidente norte-americano que diz que temos que devolver a moral à política, vi o Tony Blair dizer o mesmo e uma dataria de especialistas de gabarito mundial dizerem o mesmo. Por exemplo, se bem me recordo do que disse Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia, as soluções económicas existem, bem ou mal, de uma forma ou de outra, elas existem, o que falta é vontade política (pudera! quem tem poder não está preparado para reestruturar qualquer sistema a menos que não tenha qualquer opção e isso tem que ser evidente no curtíssimo prazo), da mesma forma, especialistas em políticas ecológicas disseram o mesmo relativamente à redução de emissões de CO2.
Resumindo, os cenários apresentados apenas seriam resolvidos com uma cooperação mundial, num espírito de confiança e amizade, apenas haverá salvação se as diferentes políticas forem sustentadas com base em princípios morais, tendo em conta o bem comum e esquecendo os egoísmos.
Concluindo, não acredito que o cenário seja catastrófico nem acredito que seja tão lilás (para não estar sempre a usar o cor-de-rosa). Será conseguida uma solução, com base no possível e não no desejável. Quanto à política, ela nunca foi pautada por estas coisas bonitas nem nunca vai. Dito isto, no dia em que quiserem fazer política como ela devia ser, contem comigo!

Sem comentários: