terça-feira, 19 de maio de 2009

Problema Difícil.

Barack Obama tem entre mãos um problema que se arrasta há muitos anos. O Médio Oriente. É ali que reside grande parte da origem dos conflitos neste Mundo. É um ponto nevrálgico, de cruzamento de três religiões, de duas civilizações, de mentalidades muitíssimo diferentes.

Obama comprometeu-se recentemente em procurar uma solução para este difícil caso. Será mais um a tentá-lo? Diga-se que inclusivamente Bush, muitíssimo contestado, fez por isso e não conseguiu. A solução para este problema é tão complicada porque este tem origens que remontam a séculos de distância.

Se quiseremos ser mais estrictos nesta análise invocaremos facilmente a criação do Estado de Israel em 1948. A partir deste momento aquele ponto do globo foi também ponto de discórdia. Vejam-se as guerras entre Estados que ali sucederam.
A guerra (dos Seis Dias) de Israel contra o Egipto, Síria e Jordânia em 1967, o ataque nos Jogos Olímpicos de 1972, a guerra de 1973 entre Israel, e Egipto e Síria, os bombardeamentos de 1981, a guerra do Líbano de 1982, a famosa intifada que começou em 1987, os ataques a Israel em 1991, o ataque de 2006.

Desde 1948 tudo se tentou. Acordos atrás de acordos. O Tratado de paz de Camp David em1979, os Acordos de Oslo de 1993, o Tratado de paz entre Israel e Jordânia de 1994, entre outros. No fundo, fica patente, toda dificuldade na construção da paz neste ponto do globo.

Fica a expectativa de sucesso.
P.S.: Peço desculpa mas não encontrei um mapa claro em português do Médio Oriente . Obrigado.

1 comentário:

João Francisco disse...

O amigo esqueceu-se do assassinato do então primeiro ministro Yitsahk Rabin