terça-feira, 7 de abril de 2009

Enorme Documento.

Depois de aqui ter escrito acerca do estado de degradação em que se encontrava o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, surge uma notícia (aqui) que é enquadrável no mesmo tema mas que, ao contrário daquela, é positiva. Encontrou-se a “Lista de Schindler”! Sim, a Lista de Schindler. Aquela lista que foi motivo para um filme que mostrava dois lados do extremínio judeu. O lado monstruoso e terrível daqueles que (ou embuídos de uma mentalidade hedionda ou simplesmente a cumprir ordens) tentavam terminar com aqueles que envergavam “a estrela de David”, e o lado que podemos apelidar de louvável daqueles que arriscaram a própria vida para salvar outras.
Para aqueles que não sabem ou não se recordam do que é/foi a lista de Schindler, lembro-vos.
Na segunda Guerra Mundial em pleno extremínio por parte dos nazis aos judeus houve um cidadão que quis pôr uma espécie de travão ao que se passava. Claro, não o fez de modo generalizado, seria difícil, mas ao que consta salvou 800 e muitos judeus. Consta que o seu objectivo lucrativo passou para segundo plano apesar de nunca ter resistido anteriormente ao regime nazi. Sendo patrão de muitos judeus numa fábrica polaca, Schindler apercebeu-se do que ali se fazia e tomou medidas. Fez uma lista que enumerava os judeus que pretendia salvar, colocando-os a trabalhar, evitando que fossem para as câmaras de gás.
Este documento é como o campo de Auschwitz-Birkenau, um facto histórico que não poderá ser esquecido. Poderá não ter tantos anos como documentos mediavais e romanos mas tem um valor inestimável e tal como o campo de concentração, é importante para não deixar no esquecimento o que de pior já se fez neste Mundo.
Obrigado.

Sem comentários: