quinta-feira, 30 de abril de 2009

25 de Abril por Tiago Gonçalves.

Comemorar @bril todos os dias

Celebrámos ontem, dia 25 de Abril, mais um aniversário – o 35º – da Revolução dos Cravos, cujo valor mais elevado que nos conferiu foi a Liberdade. E, é fruto dessa liberdade que existem comemorações desta data para todos os gostos. Uns não a celebram, como é o caso do PSD da Madeira, que deixou de realizar na Assembleia Legislativa a sessão solene, outros evocam a memória do ditador Salazar, como é o caso do PSD e do CDS-PP de Santa Comba Dão. Outros há, militantes do PCP ou da JCP, que optam por vaiar o Secretário-Geral da JS, um dos subscritores do manifesto do desfile da Avenida da Liberdade e que pasme-se o surrealismo da questão, alguma imprensa qualifica, o dito documento, como crítico do Governo, o que perfeitamente transmite por um lado a cegueira política habitual dessa militância mas também a finalidade com que celebram o 25 de Abril.

O nosso país necessita de discursos positivos e de confiança. Muito foi feito no pós revolução. É inegável e choca-me principalmente quando oiço ou leio o contrário, que só pode ser explicado por um desconhecimento ou uma descrença que não são justificáveis de que se elimine a história e os feitos já alcançados.

Mas, entendo, pessoalmente, que o mais importante é celebrarmos Abril todos os dias, nas nossas atitudes, na nossa conduta, na nossa acção. É por isso, que devemos cada vez mais optar por boas práticas, tais como os orçamentos participativos, a gestão transparente, mas também, empenharmo-nos enquanto cidadãos, para que as liberdades e os propósitos da revolução continuem a ser cumpridos – desde o desenvolvimento que todos ansiamos até à liberdade de imprensa, cuja dependência de aspectos económicos e de interesses políticos tem estado a saque.
No entanto, acredito, convictamente que, todos, seremos capazes de com consciência e responsabilidade comemorar o 25 de Abril durante 365 dias por ano.

Tiago Gonçalves, estudante do 3º ano da Faculdade de Direito de Lisboa, Dirigente nacional da JS e blogger do Peniche Quem Te Viu E Quem te Vê.

Sem comentários: