terça-feira, 21 de abril de 2009

Debate no Prós e Contras.

Ontem fui surpreendido pela RTP ao ver o anúncio de que o Prós e Contras iria contar com os 5 candidatos às eleições europeias. Achei surpreendente porque só na semana passada se ficaram a conhecer todos os nomes dos cabeças de lista. Não pude ver grande parte do debate, aliás terei visto os 10 minutos finais, se tanto. Não por falta de interesse, mas por manifesta falta de disponibilidade. Aliás, reitero o que anteriormente escrevi, estas eleições suscitam-me interesse. Apesar de não ter visto o debate na totalidade sempre contei com um resumo de pessoas que considero de confiança. Antes dos 10 minutos que tive oportunidade de ver parece que aquilo foi uma confusão e um deserto de ideias. Nos 10 minutos que vi, continuou a mesma dose de "não debate". Para mim aquilo chegou a um limite quando um dos intervenientes diz a outro "Vai ler o Tratado pá!". Um debate quere-se com ideias, com propostas, não com conselhos/ordens com um tão português "pá" no final dos mesmos. O "pá" até se poderá usar por vezes. Mas num debate...
De qualquer modo e pelo que me contam, foi fraco. Fica ainda o aplauso para o que foi dito no final pela moderadora que anunciou que os partidos que ainda não tivessem entregue a candidatura mas que o fizessem até ao dia 27, teriam espaço de debate na RTP. Porque criticar (negativamente) o canal do Estado não é tudo, cabe aplaudi-lo quando actua bem.

2 comentários:

Tiago Gonçalves disse...

Concordo com tudo o que escreveste. Estive lá e achei uma enorme perda de tempo, infelizmente. Até porque foi um debate que ultrapassou os limites da boa educação, com a interrupção constante do candidato do PS, com o atraso inesperável do candidato do PSD, com a cassete ligada pela candidata da CDU que passou metade do tempo a pedir que se discutisse soluções para os problemas sem que apresentasse alguma. Não sei, sinceramente, se o debate contribuiu para aumentar a participação, pessoalmente, acho que talvez tenha tido o efeito contrário, infelizmente.

Tiago Mendonça disse...

Já opinei sobre o debate no meu blogue pessoal, por aqui apenas comentar, que concordo com o Tiago quando ele afirma que foram ultrapassados os limites da boa educação.

Vital, de facto, esteve desastroso. E passou todos os limites. Os da boa educação, os do bom senso e os da razoabilidade e tolerância. Sinceramente ainda me desiludiu mais.

Ilda, com a cassete ligada, sem duvida.

Portas, a anos luz de qualquer um dos candidatos da esquerda.

Vital, horrível. Desastroso. Nunca vi nada assim.

Rangel, muito superior a Vital, sem hipótese.

Nuno Melo, é do outro mundo.

Quanto à sondagem que ai colocas, é interessante, até para medir o tipo de público que te visita. Uma sondagem igual, no meu blogue, teria o resultado que calculas.

Apenas lamento, que, por exemplo, o candidato do CDS, que tantas provas tem dado, tenha apenas 1 voto.

Tiago, sê tu o candidato às Europeias pelo PS. Fazias muito melhor.