sábado, 25 de abril de 2009

1 dia, 3 factos.

O dia 21 de Abril, foi recheado com 3 factos dignos de registo aqui no blog, que são enquadráveis num mesmo plano, o da intolerância.

Desde logo foi o dia em que Hitler faria 120 anos se fosse vivo. Aquele Ditador é notoriamente o estadista mais conhecido de todos. Podemos perguntar a um aluno do 4º ano, quem era Hitler, que ele provavelmente saberá. Já se perguntarmos se sabe quem era Estaline, dificilmente obteremos resposta afirmativa. Isto é um sinal. Pergunto-me porque é que no Mundo Oidental sempre pintámos a tons mais negros a ditadura de direita que a de esquerda apesar de nos dois regimes em comparação (Nazi da Alemanha, Comunista da URSS), a chacina tenha sido sensivelmente a mesma.

A proximidade geográfica poderá ser a resposta. No entanto, a resposta poderá ainda estar no facto de Hitler ter expandido a sua intolerância além fronteiras, já Estaline, ficou-se as mais das vezes pelo seu país.












O segundo ponto foi a marca histórica do dia do Holocausto que foi celebrado. O que poderia aqui escrever seguiria a bitola dos textos "Não deixem cair Auschwitz-Birkenau" e "Enorme Documento". Por isso deixo apenas uma referência, que embora de poucas palavras, está carregada de simbolismo. Também não coloco imagens pois em anteriores textos já o fiz.

Já o terceiro facto digno de registo, que vem no seguimento dos anteriores, é a Conferência da ONU contra o racismo. Esta cimeira começou logo mal com países com grande influência global a boicotarem a mesma. Caso dos EUA, Alemanha, Austrália, Israel, entre outros. Fizeram-no quase que entevendo o que se iria passar, e passou naquele dia. Ahmadinejad fez uso da palavra para fazer o oposto daquilo que era suposto numa conferência daquelas. Os representantes dos países europeus saíram da sala em sinal de protesto. Poder-se-á dizer que deveriam ter ficado e manifestado o seu desagrado com a participação na cimeira mas o abandono da sala terá sido o mais adequado para demonstrar indignação. Compreendo, não censuro.

Fica o reparo.

Sem comentários: