domingo, 22 de março de 2009

Benfica ganhador.


Imagem tirada daqui.

Jogou-se a final da Taça da Liga entre o Sporting e o Benfica no Estádio do Algarve. O Benfica venceu, nos penalties por 3-2, depois de um empate a 1 nos 90 minutos.

Entretanto, como é recorrente sempre que o Benfica vence e há um lance duvidoso, os comentadores “isentíssimos” da bola indicam que o Benfica venceu porque foi beneficiado.

O penalty assinalado é bastante discutível de facto, apesar de eu já ter dito que era penalty. O que só revela que tinha dúvidas sobre o mesmo, sem má fé.

Porém, tal como no jogo Sporting – Benfica para o campeonato, em que toda a gente falou do penalty em que Maxi Pereira toca a bola com o braço, mas quase toda a gente se absteve de falar do penalty sobre Aimar mesmo no início, quase não oiço falar sobre o lance de David Luís na área sportinguista. É já um hábito, um triste hábito.

Dizem que é fora da área que se dá o contacto. Ao que creio as faltas devem ser marcadas onde acabam e não onde começam. Nem sempre foi assim mas, ao que parece, passou a ser.

Deixando de arbitragens, fale-se do jogo em si, o que seria importante.

Não gostei da exibição do Benfica. Surgiu com algum “élan” mas rapidamente o perdeu, apenas recuperando-o a espaços. O Sporting jogou o que costuma jogar, com os jogadores altamente motivados para o jogo com o real grande do futebol português, o Benfica.

O Benfica ganhou o troféu mas espero grandes mudanças nas exibições do Benfica, não vi jogadas trabalhadas, grandes momentos, não vi rasgos do chamado talento, vi pouco de futebol, muito pouco, com pena minha. Assim será difícil ganhar outros troféus, aos quais é atribuída maior importância. Até porque as equipas que jogam melhor futebol costumam vencer as competições.
P.S.: Não pretendo, com este texto provocar ninguém. Apenas me refiro a factos, e o facto é que ganhou o Benfica.

4 comentários:

Tiago Mendonça disse...

O Benfica foi melhor no primeiro tempo, mas não muito melhor. Mais forte, é uma realidade, mas o empate justificava-se ao intervalo.

Na segunda parte, o Sporting entrou melhor, e acabou por marcar primeiro. Após o golo Sportinguista, o jogo estava longe de estar controlado, conforme comprova o cabeceamento de Miguel Vitor à barra, em que Tiago, apenas seguiu a bola com os olhos.

O Benfica chega à igualdade e nos penalties, teve um Super Quim, e um golo de Carlos Martins, com muita tranquilidade.

Quanto à arbitragem, o lance do penalty é inexistente. Não me restam duvidas. Apenas peito.

Mas julgo que não foi propositado. Lucilio, nos ultimos anos, foi o arbitro que mais ajudou o Sporting, a seguir a Xistra. E um dos que mais prejudicou o Benfica, ao mesmo nivel que Proença. Cá em casa gritou-se que era penalty. Em muitas das casas deve ter sido assim. Lucílio, da posição em que estava, também ficou com essa sensação e de pronto assumiu-se, como chefe de equipa, ao assinalar o penalty.

De facto, só se estivesse na posição de VUK quando marcou o golo ao Rio-Ave é que Lucilio poderia ter visto com toda a exactidão.

Sobre o resto do jogo, no plano do apito, fica por assinalar uma expulsão a Anderson Polga e outra a João Moutinho. A primeira com garantida certeza, a segunda mais duvidosa. No lance com David Luiz, fica por assinalar falta perigosa, mas também o segundo amarelo a Pedro Silva, que deveria ter sido ai expulso.

Também Reyes teve uma entrada violentissima, que poderia ter sido punida com Vermelho Directo.

O Penalty é mal assinalado. Mas não chocava, se o Sporting tivesse acabado reduzido a 8 unidades.

Para já não falar do triste espectáculo que Derlei fez ao longo de todo o jogo.

Como diz Aimar, as finais não se merecem, ganham-se.

Anónimo disse...

Gostaria de saber como é que uma pessoa que não é capaz de admitir que não existe penalti, pode acusar outros de falta de isenção... Gostaria de saber também porque é que apenas são referidas as faltas feitas por jogadores do Sporting e se deixam as feitas por jogadores como Luisão, Maxi, Ruben Amorim, duas mãos de David Luis na primeira parte, o livre mais perigoso que o Benfica teve resulta de uma falta de Suazo sobre Carriço no silencio...
Já nem falo sobre as garrafas e cadeiras lançadas por adeptos do Benfica

Kruzes Kanhoto disse...

E parece que pelo menos um dos cinco penalties que no fim do jogo foi marcado contra o sporting também não terá existido!!!

Anónimo disse...

Grande Sporting, Grande Clube, Grandes Adeptos, Grande Paixão, Grande Alma. Sempre!!