sexta-feira, 20 de março de 2009

Crise e os seus efeitos V.

Esta tabela (cujos dados tirei daqui) mostra como está a União Europeia neste momento, no que à economia diz respeito.
Repare-se no crescimento do desemprego em Espanha, na Irlanda, na Letónia e na Estónia. É quase, para não dizer mesmo, catastrófico. Aumentos na casa dos 5% em apenas 12 meses é demasiado.
Veja-se ainda que a Letónia é o país que para além de ter tido um aumento de desemprego desvastador (aumentou 6,1%, isto é quase duplicou), ainda lhe é apontado como crescimento em 2009 -6,9%. É um dado alarmante.
É interessante também verificar que é no Leste que se situam os países com melhores e piores números. De um lado a Letónia, a Estónia, a Lituânia, do outro a Bulgária, a Polónia, entre outros.
Refira-se ainda este "país à beira mar plantado". Portugal, tendo em conta a conjuntura e os restantes países da União Europeia, até nem está muito mal, com um aumento de 0,4% na taxa de desemprego e um crescimento de -1,6. Claro que isto são números que não reflectem o sofrimento de muitas famílias em toda a União Europeia. Em alguns países poderão parecer diminutos os efeitos da crise, mas uma fámília a viver mal já é um dado de preocupação.
É um indicador da crise que queria aqui mostrar. Apesar de os números não mostrarem toda a crise, ajudam a interpretá-la. Obrigado.

P.S.: Peço desculpa pela repetição do título.

Sem comentários: