quinta-feira, 5 de março de 2009

Viva o Futebol III.

Já aqui escrevi sobre os penalties assinalados esta época que beneficiaram os 3 grandes. Há que acrescentar um ao Benfica que beneficiou de um penalty com o Sporting, diga-se justo.
Desta feita venho escrever sobre cartões vermelhos. Regra geral uma equipa que se vê reduzida a 10 elementos dificilmente consegue ganhar ou segurar um jogo. É mesmo muito complicado. Os espaços são mal tapados, os jogadores adversários livres de marcação, as oportunidades criadas pelo adversário aumentam, como aumenta a probabilidade de golo do adversário.
Vejamos, por isso, quantos cartões vermelhos já foram mostrados este ano aos 3 grandes.
Benfica:
Ao Benfica: 4
Ao Adversário do Benfica: 3
Sporting:
Ao Sporting: 3
Ao Adversário do Sporting: 2
F.C.Porto:
Ao F.C.Porto: 1
Ao Adversário do F.C.Porto: 6
Analisando os factos, a equipa com mais vermelhos contra si, foi o Benfica com 4. A equipa que tem menos é o F.C.Porto com 1.
Já a que beneficiou mais com o facto de a equipa com quem jogava ter recebido um cartão vermelho foi o F.C.Porto com 6 cartões mostrados a jogadores de equipas adversárias.
Também é um facto que o Benfica é o único dos grandes que tem mais vermelhos contra si do que contra adversários seus. Não deixa de ser extraordinário.
O facto de o Benfica não ser propriamente uma equipa violenta também levanta dúvidas quanto a quantidade de cartões que realmente deveriam ser mostrados. O mesmo se diga dos adversários do F.C.Porto.
Existe, por isso, algum desiquilíbrio. Fica o reparo. Obrigado.

Sem comentários: