domingo, 22 de março de 2009

Políticas

Caros leitores, à não muito tempo atrás estava eu na faculdade a criticar o actual governo devido aos investimentos megalómanos no tgv e no novo aeroporto (o aeroporto eu dou de borla, o tgv é que se assimila a um ultraje), quando um colega meu me disse: “ É fácil estarem aí a criticar o Governo, mas ninguém é capaz de fazer propostas para melhorar o país”. Ocorreu-me então que não existe lugar melhor para expor as medidas do que este magnífico espaço. Estas medidas podem ser vistas como politicas de combate à crise, mas eu pessoalmente vejo-as mais como politicas necessárias para melhorar a economia nacional.
A primeira politica passa por virtualmente abolir o sistema de pensões da segurança social. As pessoas que já estão empregadas actualmente continuariam a descontar para a segurança social e receberiam a sua pensão quando atingissem a idade de reforma, enquanto que aqueles que apenas agora entrassem no mercado de trabalho, não seriam obrigados a descontar para a segurança social, tendo total liberdade para elaborar o seu plano de poupança reforma. Aqueles que por razoes financeiras não tivessem possibilidades de elaborar o seu plano de poupança reforma poderiam continuar a descontar e mais tarde receber a sua pensão.
A segunda politica, passaria por terminar também virtualmente terminar com os actuais sistemas de saúde fornecidos pelo Estado. Neste caso, as pessoas teriam total liberdade de escolher um qualquer seguro de saúde, possivelmente mais barato e vantajoso do que o fornecido pelo Estado. Tal como no caso das reformas, aqueles que o quisessem ou não tivessem outra possibilidade, poderiam continuar a beneficiar do sistema de saúde fornecido pelo Estado.
Com estas alterações creio que a despesa do Estado iria diminuir consideravelmente, a responsabilidade financeira dos cidadãos iria aumentar exponencialmente e a eficiência destes serviços, devido à concorrência presente num mercado livre, iria também melhorar.

Sem comentários: