domingo, 4 de novembro de 2007

Pão por Deus

Caros leitores, recentemente devido à celebração do feriado religioso de Todos os Santos, as crianças portuguesas deliciaram-se ao seguir a velha tradição de andar de porta em porta a pedir o Pão por Deus. É então sobre esta tradição que eu venho falar, na esperança de alertar o povo de Portugal sobre alguns perigos e problemas de tão antiga actividade.
Para começar gostava de realçar o facto de que as crianças pedem pão por Deus, mas na verdade são elas que acabam por degustar as oferendas. Sendo assim parece-me no mínimo uma tremenda falta de respeito para com a figura de Deus, usar assim o seu nome para proveito próprio.
Em segundo lugar gostaria de realçar que além de a tradição já não ser o que era, esta evolução foi tudo menos positiva, vindo contribuir para a obesidade infantil. A meu ver, dado o nome da actividade, antigamente oferecia-se pão às crianças, no entanto hoje oferece-se gomas e outras guloseimas. Numa época em que se fala tanto sobre a crescente obesidade infantil, não será melhor voltar atrás e retomar a tradição original.
Para terminar gostaria de vos advertir para uma realidade perturbadora. O Pão por Deus é o paraíso dos pedófilos! As crianças ao andarem de porta em porta a pedir doces a perfeitos estranhos, correm o risco de receber um doce mais amargo que o esperado. Imaginem só o Gualter e o Albertino, duas crianças inocentes de sete ou oito anos a baterem à campainha de certo apresentador de televisão actualmente sem actividade. O dito apresentador abre a porta e diz: "Oh meninos sejam bem vindos, entrem enquanto eu vou buscar os doces à sala". Não há necessidade de vos dizer que o Gualter e o Albertino nunca mais serão os mesmos.
É tudo, obrigado pela vossa atenção.

Sem comentários: