terça-feira, 27 de novembro de 2007

as nossas produções

Senhor Doutor vai certamente ficar extremamente contente por eu estar a escrever. Mas afinal ainda quero saber do site para alguma coisa e sim pretendo “entregar” todos os textos que prometi (assinando no msn…) sem ser com meses de intervalo. Tenho a dizer que tive que pensar um bocado para votar nesta nova sondagem porque, efectivamente, estes programas são completamente horríveis, o que me faz pensar que devemos ser o país com mais programas que não prestam. Mas estou contente com a minha escolha, Casamento de Sonho pois mesmo sem ter visto um único episodio (sim, pq aqilo é tudo preparado, reality show o que…), consegui deduzir pela apresentação que aquele programa prometia para quem estiver interessado em rir um bocado da parvoíce (quem tiver um grande, mesmo grande, sentido de humor) ou quem estiver interessado em deprimir ao ver até que ponto podem ir os nossos programas tão interessantes.
Por enquanto só votaram em 3, nesse, na Floribella (que já passou um bocado de moda dizer mal desta telenovela) e nas tardes da Júlia (como é que conseguem passar isso a tarde toda na tvi. O canal já não e nada de especial, mas agora e que não dá mesmo para ver). O que aconteceu as nossas críticas em relação ao quem quer ganha e a família superstar e aos títulos ridículos das novelas como deixa-me amar, prova de amor (tem sempre qualquer coisa com amor, que imprevisível)?
Como luta contra o facto de só haver programas desses, pensei “ah, deviam por mais programas culturais e debates e esse tipo de coisas”. Acho que os canais perdiam logo metade das audiências porque ninguém neste país está interessado em ver tais coisas. É quase compreensível. É muito mais fácil ver algo fácil de compreender como os morangos com açúcar que não exigem termos que pensar (apenas pensamos nas roupas das miúdas que são tão feias e como aquele é mt giro, e como a fala dela foi uma fala artificial e parva e como a reacção dele não teria sido a minha) do que um programa sobre o orçamento de estado, ou sobre o castelo de Guimarães e o nascimento de D.Afonso Henriques. Estes programas são meramente uma distracção para nós, falhando em tudo o que diz respeito a moral como Apu insistiu nesse aspecto ao falar do charro, e os guionistas aperceberam-se que, quanto mais parvo, fútil ou simplesmente quanto mais conhecidas forem as situações (enganos, mentiras, amor, ódio) mais as pessoas se identificam e estão dispostas a ver porque não há nada para perceber e sempre esquecem momentaneamente os problemas que tiverem e as pressões que sofreram durante o dia. Portanto, depois de tanta critica… quem é que não gosta de ver telenovelas parvas de vez em quando?

1 comentário:

Anónimo disse...

O seu artigo levanta-me algumas questões:
1º As pessoas esquecem os problemas e divertem-se ao verem as "desgraças" com que se identificam?
2º A falta de valores e de moral transmitida por essas telenovelas é justificável só para as pessoas se "distraírem"?
3º Se é só para "passar" o tempo porque é que vemos os nossos adolescentes vestir, pentear, falar, tomar as mesmas atitudes que os jovens dos "morangos"?
4º Se calhar por haver tanta gente a ver as telenovelas e a tentar justificar o tempo que passa, alienada do que a rodeia, em frente aos "morangos" é que existe o tal afastamento do Estado de que o Sr Doutor e você mesma falam noutros artigos.
Já agora, gostava de ver o comentário que prometeu ao texto do Abu sobre a manifestação.