quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Morangos com Açucar

Ora bem desta vez venho aqui falar sobre aquela telenovela que deixa toda a gente de boca aberta, ou pela estupidez ou pelo ridículo, não consigo imaginar razões para além destas.
Para começar posso falar do facto de que todas as temporadas daquela telenovela, têm de lançar uma banda nova, com "actores" a transformarem-se em "cantores". Será que aquela gente sabe que para ser cantor convém saber cantar, já não querendo entrar naquela lógica de que saber falar decentemente também ajuda. Já que estamos no campo artístico, aquelas cheerleaders podem ser tudo e mais alguma coisa, pelo menos giras, mas dançar não é muito com elas.
Deixando-me de desaforos sobre a capacidade ou incapacidade dos artistas, a questão nos Morangos com Açúcar que mais me espantou foi mesmo a abordagem ao tema das drogas, presente na novela. Primeiro eu penso que uma telenovela que na teoria pretende alarmar os jovens para os problemas da sociedade, haver personagens a fumar charros, como quem chupa um chupa-chupa, não me parece propriamente um comportamento exemplar. Nesta temática há também o episódio de um personagem chamado Duarte, que supostamente tinha problemas de coração e foi apanhado elo irmão a fumar. O irmão como é normal repreendeu-o, o problema foi o teor da repreensão, que foi qualquer coisa do tipo: "Então man, tu andas a fumar charros?! Não sabes que isso faz bué de mal ao teu problema de coração?" Ora bem, se o menino fuma-se charros com um coração bom não havia problema nenhum, agora fumar charros com um problema de coração! Bolas, aquilo ainda tem alguma interacção manhosa com os medicamentos do menino e ele dá-lhe uma "pataleta". A mensagem que passa parece-me ser a seguinte: Fumar charros na boa, agora cuidado é se tiverem problemas de coração.

PS: Já se fala nos correspondentes do Blogue do Caraças, para fazerem de directores do Metro por um dia...

Sem comentários: