sábado, 5 de setembro de 2009

O Caos.


Fim do Jornal Nacional de Sexta da TVI. A minha primeira reacção: Finalmente!
De repente oiço meio Mundo falar em falta de liberdade de expressão, de asfixia democrática. Na realidade, se a suspensão daquele serviço noticioso/político tem por base uma decisão governativa então caminhamos para um local pantanoso. Porém, nada está provado nesse sentido, aliás surgem informações de que a decisão foi tomada pelos donos da empresa que detém a TVI, resta saber se pressionados se não. Ademais não esquecer o principal prejudicado por esta situação: O PS.

A maioria dos portugueses vai achar que foi Sócrates que mandou cancelar o pseudo-jornal de Manuela até porque por um lado a maioria dos portugueses assiste ao Jornal Nacional, qual romaria, e por outro lado o próprio Sócrates semeou os ventos que resultaram nesta tempestade que é a provocação notória que a TVI lhe tem feito de há uns meses para cá. Nem a inclusão de Pina Moura na Media Capital o safou. Aliás, o mesmo Pina Moura veio há tempos elogiar o programa de Governo do PSD. Só desgraças para Sócrates.

Creio que grande parte dos portugueses está a assistir a isto tudo observando apenas um lado. O da pobre e justiceira Manuela que foi retirada do seu digno posto de trabalho e que já conta com vigílias de solidariedade dos seus altruístas colegas. “Maldito Sócrates!” pensarão alguns. No entanto convém prestar atenção ao que se foi passando na TVI. Foram as informações relativas ao Freeport e toda a informação noticiada pela TVI já imbuída de algum espírito tendencioso que espoletaram toda a querela existente entre o PS/Sócrates e a TVI.

Nas palavras de Paulo Baldaia no JN "Asfixia democrática é jornalismo sem regras. Já que andam todos com tanta coragem, alguém está disponível para impor responsabilidade? É que é muito bonito viver à pala do ataque gratuito ao poder para parecer jornalista isento, mas o povo não ganha nada com isso".

Resta esperar para ver até onde isto vai. Resta descobrir se estamos perante um caso de censura ou de jogo político.

Sem comentários: