quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Tour.

O Tour é uma prova fantástica que se realiza todos os anos e junta os melhores ciclistas do momento numa luta de autêntico sacrifício e empenho pela camisola amarela.

O Tour deste ano teve maior élan principalmente devido às querelas na equipa Astana entre Armstrong e Contador. No entanto, outra luta também deu outra intensidade à prova, a luta de Hushovd e Cavendish pela camisola verde. Estas “lutas” não se ficaram pela corrida. Foram várias as trocas de galhardetes entre estes profissionais do ciclismo. Parece-me que algumas foram bastante deselegantes, outras mais aceitáveis mas parece também que isto está para durar. Ainda hoje vi em Jornais Contador dizer que não admirava Armstrong e este a responder-lhe que o espanhol tinha muito que crescer.

Afinal ter dois potenciais líderes na mesma equipa pode não dar bons resultados. Por acaso até deu. A equipa ganhou mas o ambiente não seria de facto o melhor. O sistema com que são, na actualidade e há bastante tempo, montadas as equipas de ciclismo está na base disto tudo. Em regra a equipa é montada com um líder e com os restantes ciclistas a trabalharem para ele. Creio que este sistema, apesar de perfeitamente lícito, usual e até mais seguro (no sentido de alcançar a vitória), tira alguma pureza ao ciclismo. Deste modo como pode um ciclista menos cotado afirmar-se numa equipa e numa prova se está tapado (passe-se a expressão) pelo líder? Fica assim mais restrito o leque de potenciais vencedores. Bem sei que de os agora líderes já o não foram anteriormente. No entanto, não deixa de merecer um reparo esta situação.

Fica então este grande Tour vencido por Contador que já conta com duas vitórias na prova. Para o ano conta com a concorrência de Armstrong, porém, noutra equipa.


Dentro em breve começará a Volta a Portugal. Uma prova que tem vindo a perder importância ao longo do tempo. Sobre este assunto apresentarei um outro texto brevemente.

1 comentário:

João Francisco disse...

Colega a melhor forma que um trabalhador da equipa tem de se afirmar é trabalhando bem para o lider, aguentando o ritmo até ao fim e acompanhando o chefe de equipa quando este tem d atacar. Veja o caso de José Azevedo que em duas equipas diferentes no Tour era por vezes o único que acompanhava o lider quando este precisava de ajuda.