quarta-feira, 8 de julho de 2009

Imitem antes os Canadianos pah!

O Serviço Nacional de Saúde português, das poucas medidas públicas que partiam de uma boa premissa tem-se demonstrado insuficiente. A qualidade do serviço parece ficar muito aquém do desejável e parece mesmo que se tem deteriorado. Estou certo que por várias razões e desconheço-as de facto (adivinho que as políticas dos sucessivos governos não têm ajudado). Porém, tenho vindo a constatar que assistimos a uma crescente privatização do sector. E aí, culpo as políticas públicas.
Portugal é um país onde os lobbies existem mas onde são um tabu. Não é preciso ser nenhum cientista, nenhum iluminado, para se reparar que o lobby da farmácia, dos médicos e dos seguros mandam no país. Basta estar ligeiramente atento às notícias. A titulo de exemplo, lembro-me de recentemente o governo ter anunciado que iria baixar os preços dos genéricos. Magicamente, pouco tempo depois, já não iam baixar. Hmm... Pergunto-me por que será? E ainda achamos bem apontar médicos como ministros da saúde porque... conhecem as dificuldades do sector?
Seja como for, o certo é que como os hospitais públicos não dão vazão às suas incumbências e a solução tem sido deixar os que podem pagar por aquilo que devia ser fruto dos seus impostos. Assim têm nascido hospitais, clínicas e consultórios privados que nem cogumelos. E todos achamos bem. Todos não sei, mas aqueles que podem pagar um seguro de saúde ficam felizes. Pois têm na CUF o que não têm nos hospitais públicos, sem terem de esperar. É caso para dizer "Porreiro pá!"
Usando os E.UA. como referência vai-se lentamente fazendo da saúde uma industria ainda maior do que o que ela já tem que ser. Privamos muitos de cuidados médico porque não ganharam dinheiro suficiente para "o merecerem" sob a desculpa da eficiência, da acessibilidade e sabe-se lá o que mais. Em vez de se exigir estas qualidades do público, sob uma falsa pretensão capitalista, liberal, pensamos que é bom. Deve ser o medo soviético...
Então mas se isto é assim tão bom, os americanos devem estar bastante felizes, não?



Sem comentários: