sábado, 27 de junho de 2009

O Discurso Político.

Hoje em dia, e diria mais do que nunca, discute-se pouco na política. Ou melhor, discute-se muito mas não o que realmente importa. A forma suplanta o conteúdo e mesmo quando de facto a discussão abrange o conteúdo não o faz no seu ponto essencial.

Diz-se muito que se é contra uma coisa mas não se apresenta uma alternativa. Se a um qualquer cidadão não político é admissível que diga que discorda e se fique por aí, a um político já não. Se quer capitalizar apoio traduzido em votos a alternativa é extremamente necessária.

Quantas vezes vimos já situações como aquelas que refiro na política portuguesa?

Veêm-se em debates parlamentares discussões acerca de quem fez melhor ou pior em anteriores legislaturas. Veêm-se críticas a eventuais alterações de comportamento dos políticos perante os media. Veêm-se trocas de galhardetes que muitas vezes ultrapassam o domínio do aceitável e da boa educação.Vê-se muita coisa menos um debate claro e com ideias que se contraponham.

Deste modo, que interesse tem assistir ao canal ARTV (o canal do Parlamento) quando se pode ver o mesmo nível de entretenimento numa qualquer novela da TVI?

Como cidadão e eleitor tenho legitimidade para exigir um desempenho superior de quem me representa e não o faz em condições. Apenas se pede um trabalho sério.

1 comentário:

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel