quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eleições.

No boletim de voto de eleição do Presidente dos EUA os americanos são chamados a escolher, para além de quem querem para aquele cargo, quem querem que ocupe outros órgãos com importância meramente regional. O boletim tem, de facto, dimensões pouco normais para um português que está habituado a votar um órgão ou uma pergunta em referendo. Porém, os americanos parecem lidar bem com isso e até ao momento não soube de qualquer estudo que indiciasse confusões no eleitorado. O problema é que por cá a democracia parece ainda ter traços de parca maturidade, basta ver o que almejou grande parte do eleitorado nestas eleições europeias.

Agora coloca-se a questão acerca do momento de realização das eleições legislativas e autárquicas. O PSD distingue-se dos demais por querer as eleições no mesmo dia. Os argumentos residem no momento económico crítico e na possibilidade de evitar uma elevada abstenção. Já os restantes defendem todos que as eleições dever-se-ão realizar em dias diferentes no fundo defendendo que esta solução defende melhor os interesses da democracia.

Parece-me que os reais motivos para esta divergência residem essencialmente na probabilidade de o eleitorado votar no mesmo partido em ambas as eleições. O PSD sabe perfeitamente que costuma vencer as eleições autárquicas em média. Os outros partidos sabem que costumam perdê-las na generalidade. Percebo que utilizem aqueles argumentos, afinal dizer que são a favor de eleições no mesmo dia ou não, porque lhes convém, não passaria uma boa imagem ao eleitorado. Escudam-se assim nestes argumentos que me parecem não ser a real motivação. A resposta do PCP ao argumento do PSD não pareceu a melhor. Dizer que se assim fosse (por contenção de custos) não se realizariam eleições de todo parece um pouco descabido. Isso é levar até às últimas consequências o argumento que não parece colher. Se assim entendêssemos, um Governo que aposta mais num sector que noutro seria facilmente acusado através daquele argumento.

Apesar de tudo, o Presidente da República tem em suas mãos uma decisão importante, e ao que parece sua excelência entende que as eleições devem ser no mesmo dia.

A meu ver, e tendo em conta o facto de estarmos perante uma Democracia relativamente jovem, deveríamos proceder a eleições em dias diferentes.

Esperemos.

1 comentário:

João Francisco disse...

Carissimo tenho a dizer que discordo da sua opinião. Em primeiro lugar se as eleições forem no mesmo dia sempre se poupa algum dinheiro.
Em segundo lugar penso que muitas pessoas se tiverem duas eleições em datas distintas mas próximas irão optar por votar em apenas uma (a primeira).
O argumento da CDU é no minimo ridiculo, e a descrença nas capacidades intelectuais do eleitorado não lhe fica atrás.