quinta-feira, 11 de junho de 2009

Incrível.

Manuel Vilarinho, antigo presidente do Benfica, proferiu as seguintes declarações à TVI 24 há uns dias atrás.

“O problema grave é desportivamente não ganhar, o que é gravíssimo. Se aquilo é para ganhar..."

"O título de basquetebol não me diz nada. Já sei que amanhã vou ser criticado mas as modalidades são um sorvedor do dinheiro do futebol."

Este antigo Presidente do Benfica acertou na muche quando disse que sabia que iria ser criticado pois afirmações deste género só podem ter repercussões negativas da opinião pública, mais ainda da opinião pública benfiquista. Não é preciso fazer futurologia (se é que tamanha coisa existe).

Então um dirigente dá-se ao desplante de afirmar que o título de basquetebol é insignificante e que as modalidades só servem para tirar o dinheiro do futebol? Possivelmente esta é uma boa altura para lembrar que o Benfica distingue-se dos demais por ser um clube extremamente eclético, quase todas as modalidades contam com uma equipa do Benfica, dos iniciados aos seniores. Apesar de hoje em dia a maioria dos clubes ser acima de tudo empresas, o Benfica tem na sua origem um projecto que assentava num clube plural e eclético que apostaria em qualquer modalidade ainda que esta acarretasse um esforço financeiro enorme. É por isso que o Benfica é o que é hoje, um clube que apesar de não vencer muitos campeonatos no futebol, continua a ser o maior deste país, granjeando cada vez mais adeptos e troféus.

Estas afirmações vindas de um dirigente que quando lá passou “conseguiu” colocar o Benfica na pior posição de sempre, 6º lugar, e trocou nessa época José Mourinho por Toni, são algo peculiares. Foi um presidente que se seguiu ao mandato de Vale e Azevedo e o momento era difícil mas não terá sido o melhor trabalho. Vir agora dizer estas coisas, numa altura em que deixa de ser Presidente da Mesa da A.G. do Benfica, é realmente “de bradar aos céus”. Aconselha-se ponderação.

Fica o reparo.

3 comentários:

João Francisco disse...

De que clubes é que o amigo diz que o Benfica se distingue em termos de modalidades?

Bruno Antunes disse...

Caro João.

Distingue-se de muitos outros quer quanto ao ecletismo quer quanto ao facto de ser plural. Se lhe disser que se destingue inclusivamente do Sporting no ecletismo, provavelmente vai-me dizer que o SCP é o segundo clube do Mundo com mais troféus em todas as modalidades. Porém, há que ter em conta que não tem nem volei, nem basquete, e no hóquei não está na primeira divisão. Quanto ao facto de ser plural, o SLB abarca muita gente. Aí distingue-se notoriamente.

Francisco Castelo Branco disse...

Manuel Vilavinho