segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Centenário da República


Com um orçamento de 10 milhões de euros qualquer um pensaria que as comemorações do centenário haveriam de ser espectaculares. Pois bem, eu não vi o show multimédia no Terreiro do Paço e tão pouco tive a oportunidade de visitar o interior da residência oficial do Chefe de Estado. Apesar dessas falhas, estive em Lisboa e devo dizer que apesar do espírito da festa estar giro, era também um pouco exagerado. Muito me espanta aliás não ter visto qualquer referência às casas de banho e a República ou uma exposição alusiva à civilização maia e a República, mas de resto vi de tudo. Inclusive, vi uns galos gigantes atrelados a carros que passeavam pelas ruas da cidade com letras garrafais anunciando qualquer coisa sobre galos republicanos - ou seria os galos e a República? Seja como for, até isso vi. Algures na minha passeata, tive a infeliz ideia de visitar uma exposição no MAI sobre a GNR e a República.
Acreditem, sou republicano e fervoroso adepto da democracia (ideologicamente do centrão mas a pender um nadinha para a esquerda) mas nada me podia preparar para o que ali vi, ou por outra, para o que ali não vi. A exposição, além de fotografias e artefactos da GNR, era menos sobre esta do que sobre a República. O que não me fez grande confusão., afinal de contas era o centenário! Até tive a oportunidade de aprender qualquer coisa sobre a história da República - toda aquela parte anterior a 76 sempre me escapou um pouco. Tomei notas e tudo! Sabem que mais? Até vos deixo uma lista por tópicos do que a exposição me ensinou. Pois bem, aprendi que:
- A primeira república foi algo maravilhoso que resgatou o país das trevas e correu lindamente;
- Uns tipos endiabrados furtaram o povo dessa benesse implementando uma ditadura militar;
- Em 1974 no dia 25 de Abril a revolução dos cravos salvou o país de um regime mau;
- E que houve duas constituições entre 1910 e hoje, a de 1911 e a de 76.

Acho inacreditável que não tenham referido as várias revisões constitucionais de 76 até hoje, nem mesmo que a Constituição está em risco! Nada sobre o projecto de revisão da direita que quer no fundo substituir a lei fundamental, destroçando os ideais de Abril!
Inaceitável!



P.S.- Relativamente aos tumultos ocorridos durante a primeira república, ao estado novo, à constituição de 1933 e outras omissões históricas, estou certo que não foi por mal. De certeza que apenas não havia espaço para tudo e/ou que alguns detalhes escaparam aos bons senhores responsáveis pela exposição. Afinal de contas não se podem lembrar de tudo, não é?!

*Foto tirada daqui

Sem comentários: