segunda-feira, 15 de março de 2010

Enfim...

Hoje voltei a assistir a uma cena que mais uma vez me deixou pasmado. Estava eu no Estádio José Alvalade XXI a ver o Sporting derrotar o Guimarães, quando no início do encontro, os habituais vândalos de Guimarães começaram a lançar impropérios e objectos para os adeptos do Sporting. É certo que as incursões de membros da claque do Sporting só servem para inflamar os ânimos, mas a PSP mais uma vez tomou uma posição que para mim não tem cabimento.

Observando o esquema do estádio, a claque visitante está situada no sector A8 da bancada meo. Entre o sector A8 e o sector A11 existe uma grade de dimensão reduzida. Ora acontece que quando a escumalha de Guimarães começa com os desacatos, a resposta da PSP é mandar os adeptos do Sporting que estão no sector A11 deslocarem-se para um lugar mais distante. Esta situação acontece regularmente nos chamados jogos de alto risco. Os bilhetes são com lugar marcado e os agentes da autoridade não sabem se a pessoa tem preferência por aquele lugar. Num jogo em que a bancada esteja cheia um grupo de pessoas que vá ver o jogo em conjunto pode acabar separado. Agora eu pergunto porque é que paga o justo pelo pecador? A solução mais justa não seria intervir com violência se necessária e expulsar os prevaricadores? Recordo-me do jogo contra o Benfica em que houve pessoas que perderam o inicio da partida devido a esta situação e eu próprio que estava mais afastado passei o jogo a ver se não levava com uma moeda ou isqueiro na cabeça.

Sem comentários: