terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Um referendo tenebroso.

Há uns tempos, a propósito da deterioração do campo de concentração de Auschwitz, aqui escrevi, citando Gilbert Chesterton que "dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis".

Na realidade, cada vez mais parece haver aqui e ali uma reedição do que de pior se passou na história, por vezes de forma tão semelhante que chega a ser assustador. Para quem não sabe, há dias houve um referendo na Suiça que perguntava aos cidadãos se concordavam com a proibição de construção de minaretes (as torres dos templos muçulmanos).



O referendo avançou por iniciativa dos ultra-conservadores suiços que aproveitando o facto de naquele país serem suficientes 100000 assinaturas para espoletar um referendo, colocaram a tal questão por forma a travar a construção de mais um minarete. Para quem quiser conhecer melhor a história veja aqui.

Ora, só a própria pergunta já seria susceptível causar repúdio por violar a liberdade de culto, no entanto, o sim venceu muito por influência dos votos das zonas mais rurais. Este resultado é muitíssimo preocupante. As semelhanças com o que se passou há 70 anos são demasiado evidentes. Tenho receio que não haja bom senso. Tenho confiança, contudo, que se ponha travão nisto.

Sem comentários: