terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mundial de 2018.

Portugal e Espanha apresentaram a sua candidatura à realização do Mundial de 2018, como se refere aqui. Em princípio parece uma boa iniciativa. Provavelmente preferiria que Portugal o realizasse sozinho. O prestígio decorrente daquela prova seria todo para o nosso país. Aliás, esta candidatura parece estar a ter muito menos adesão que a do Euro 2004. Os motivos são vários. O facto de ter avançado sozinho em 2004, concorrendo inclusivamente com (contra) a Espanha, é um factor determinante. No entanto, também o facto de na altura Portugal estar a passar por uma fase de “vacas gordas” o é.

Apesar de em princípio ser globalmente favorável a esta candidatura, há pontos em que vários problemas são suscitados e para os quais esperava diferente resposta daquela que foi dada.

Desde logo causa-me algum espanto que Portugal só receba uma pequena parte dos jogos do Mundial e tenha que pagar 40% dos custos. Não me parece minimamente proporcional porque não creio que Portugal receba 40% dos jogos.

Outro ponto muitíssimo discutível é a questão do financiamento. De acordo com as palavras do presidente da FPF ainda não se sabe como se vão suportar estes 40% do orçamento da candidatura. Como é que Portugal avança para este projecto sem ter a certeza da origem dos fundos? Onde está o rigor?

Ainda outro ponto é o relativo aos Estádios. Pelos vistos Portugal vai só apresentar 3 estádios. Luz, Alvalade e Dragão. Portugal fez 10 Estádios para o Euro 2004 dos quais 5 se encontram a maior parte do tempo “às moscas”. Se em vez de se ter gasto o dinheiro em tantos estádios, se tivessem melhorado aqueles que previsivelmente terão maior número de espectadores, o cenário seria bem diferente. Apesar de Portugal continuar a apresentar apenas 3 Estádios (nesse ponto nada mudaria) esses 3 Estádios seriam maiores. Pelo menos 1 deles mereceria maior capacidade. O Estádio da Luz. As estatísticas mostram que o Estádio tem tendência a encher quando o Benfica lá joga. Poderia então fazer sentido na altura em que se construiu o novo Estádio da Luz que se tivessem feito mais lugares. Seria uma medida controversa acredito, no entanto, creio que poderia ser mais satisfatória. Nesse caso o Estádio da Luz seria susceptível de albergar a final do Mundial, algo que ainda assim seria muito difícil devido ao peso político, económico e desportivo de Espanha.

Vamos ver se Portugal consegue juntamente com Espanha vencer a candidatura, mas será muito difícil. Vai defrontar-se com a candidatura conjunta de Holanda e Bélgica, e as individuais de Inglaterra e Rússia.

Esperemos.

Fica o reparo.

1 comentário:

Tibério Dinis disse...

Para mim, ou uma canidatura conjunta ou nada. Não temos substrato financeiro para avançar sozinhos e mesmo Espanha para não avançar por si, significa que os próprios espanhoís não se sentem com condições de o fazer. Ou seja, não vamos ser nós, com a nossa economia a fazê-lo sozinhos.

Quanto aos Estádios, estamos a pagar o erro de 2004. Deveriamos ter apostado apenas na construção de 5 estádios (3 grandes, Braga e Jamor). E teriamos condições.

Quanto aos custos, é díficil negocias com Espanha e o mais importante nem é o número de jogos. Mas sim, quais os jogos e quais as selecções que irão jogar em Portugal.

Haja Saúde