sábado, 21 de fevereiro de 2009

Viva o Futebol II.

Os penalties decidem jogos e até campeonatos, por isso revestem enorme importância.

Sabe quantos penalties foram marcados até à 19ª jornada em jogos dos 3 grandes?

Se não sabe confira as estatísticas aqui avançadas.

Benfica:

A favor: 3 (Paços de Ferreira, Académica, Marítimo)
Contra: 2 (F.C. Porto 2x)

Sporting:

A favor: 2 (Belenenses, F.C. Porto)
Contra: 1 (Trofense)

F.C. Porto:

A favor: 6 (Benfica 2x, Leixões, Nacional, Rio Ave, Paços de Ferreira)
Contra: 1 (Sporting)

Olhando para estes factos é visível que o maior beneficiário é o F.C. Porto, visto que a diferença entre penalties a favor e contra é de 5. Já a diferença de penalties a favor e contra do Benfica e Sporting é 1, com a dissemelhança de que o Benfica teve mais 1 penalty a favor e contra.

Não está presente na estatística mas avanço aqui o facto de 3 dos últimos penalties obtidos pelo F.C. Porto terem sucedido nos jogos das jornadas 17ª, 18ª e 19ª, logo aquelas em que o clube do Dragão está apertado com 1 ponto de vantagem. Acontece…

Outro dado que posso avançar é o dos penalties que realmente o deveriam ter sido, isto é os penalties que foram de facto precedidos de falta na grande área.

Dos 3 obtidos pelo Benfica, os 3 são de facto penalty, sem margem para dúvidas. Já os que foram marcados contra, o primeiro é discutível, mas entende-se que se marque, o segundo é tudo menos penalty.

Dos 2 obtidos pelo Sporting, o primeiro é de facto penalty, o segundo é mais discutível. O que foi marcado contra não é penalty.

Dos 6 obtidos pelo F.C. Porto, o primeiro é discutível, mas entende-se, o segundo e o terceiro são penalty, o quarto e o quinto não são penalty, o sexto é difícil ajuizar.

Por referir ficam os inúmeros penalties que ficaram por marcar e aí as contas poderiam não deixar margem para dúvidas quanto ao principal beneficiário.

2 comentários:

João Francisco disse...

Senhor Doutor sendo também eu um adepto de futebol que muitas vezes critíca a arbitragem, não me parece que a sua análise sobre a existência ou não de penaltis seja consensual ou mesmo sensata, dado que no que ao futebol diz respeito as pessoas são tudo menos imparciais, principalmente no resclado de uma derrota num clássico...

Jorge Wahnon disse...

Caro Apu,
Não pretendendo lançar o debate, ou coisa que o valha. Apenas gostaria de salientar que este último post do senhor doutor foi publicado às 17:00, não deixando margem para dúvidas. Tendo ele sido escrito previamente ao início do referido clássico e da consequente derrota.
Um abraço!