quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vergonhoso.

Ontem, a ministra da educação foi recebida de forma inacreditável por alguns alunos de uma escola em Fafe onde iria ocorrer uma cerimónia de entrega de diplomas das novas oportunidades. Onde têm a cabeça estes jovens delinquentes?
Que raio de insubordinação é esta? Terão a mínima ideia do que fizeram? Acreditarão que a ministra é má e que se resolvem as coisas com lançamentos de ovos para o carro onde ela seguia? Será um acto isolado?
Todas estas questões poderão ficar sem resposta mas parece-me que existe claramente uma falta de educação nestes jovens, e aqui é que está o ponto essencial nesta discussão. A Educação…ou a falta dela. A educação em Portugal foi vítima de vários anos de más políticas. É lamentável que em todos os governos se tentem reformas novas que ao fim ao cabo de pouco ou nada servem. Porém a educação que falta a estes jovens é a que se dá (pelo menos maioritariamente) em casa, não na escola. Se estes jovens se portam assim com estas idades, adolescentes, imaginemos como se portarão quando forem mais velhos. Alguns dirão que é normal a juventude se portar assim e que fora um mero episódio que mais tarde não se repetirá. Lamento, mas discordo. A questão que se coloca é que tipo de gente, ao ver o carro da ministra, atira ovos para contestar medidas. Não se discutem medidas com agressões mas com palavras. Duvido que algum destes alunos agressores tenha tentado enviar um email, uma carta ou telefonar para o Ministério pelo menos uma vez no sentido de perceber as medidas aplicadas na Educação, mais especificamente, o estatuto do aluno e o regime das faltas. Vou mais longe, duvido que alguns saibam o que é um Ministério e que alguma vez tenham olhado para o tal estatuto. Para além disto, segundo consta, os professores estavam naquela manifestação. Muito bem, é permitido, desde que não se incentive a violência e que se tente acabar com ela, algo inerente à profissão de professor no que aos alunos diz respeito. Se algum professor contribuiu para as agressões que tiveram lugar em Fafe, é de uma gravidade extrema. Aqueles que “ensinam” estão a degradar o ensino. Vergonhoso.
Não estou aqui a defender as medidas da Ministra no que aos alunos e professores concerne. Estou antes a referir-me à falta de civismo de alguns. Fica o reparo.

Sem comentários: