sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sporting

Sendo eu, talvez infelizmente, um fiel seguidor e adepto ferrenho do grande Sporting Clube de Portugal, pensei apropriado comentar esta declaração do Presidente do clube, José Eduardo Bettencourt, da qual na minha opinião já se fizeram histórias hilariantes.

Numa primeira parte o Presidente diz que a época do Sporting se resume a lutar pelo 4º lugar. Na minha opinião está a constatar o óbvio, descurando a participação na Liga Europa. No entanto que este nível de pragmatismo é demasiado derrotista e um sinal de fraqueza que não fica bem a um líder.

Vem agora a parte mais badalada. Depois do Presidente dizer que queria um modelo organizacional mais aproximado daquele utilizado pelo FC Porto, vieram os lampiões todos dizer que tudo não passa de uma aproximação ao FC Porto, para juntos derrotarem o Benfica. Na minha modesta opinião a postura do Presidente não é inovadora ou extraordinária, não passando de uma prática empresarial comum, designada de benchmarking. O FC Porto é desde à bastante tempo o clube de maior sucesso a nível nacional e o que o Presidente do Sporting pretende fazer é apenas estudar a organização do FC Porto e adaptar os seus factores de sucesso à realidade leonina. Podemos até advogar, através da análise do número de títulos nacionais e internacionais ganhos e da prestação nas competições europeias, que o FC Porto é um dos clubes de maior sucesso a nível mundial.



PS. o dicionário de língua portuguesa define benchmarking como: "processo por meio do qual uma empresa reproduz desempenhos bem-sucedidos de outras empresas numa determinada área de actividade".

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite bloguistas!
Sou fã assídua do vosso blogue, desta forma, sinto-me à vontade para vos pedir uma reflexão sobre o Dia dos Namorados.
Adoraria poder conhecer as vossas opiniões!
Com os melhores cumprimentos*
(Peço desculpa ao bloguista João Francisco, por ter usado o seu “espaço”, para comentar, mas não sabia onde o fazer)

João Francisco disse...

Cara anónima para começar está desculpada. Já agora gostaria de conhecer a identidade de alguém que se diz fã assídua. Penso que há por aí coisas melhores para seguir do que este blogue...

Anónimo disse...

“Penso que há por aí coisas melhores para seguir do que este blogue...”
Não esperava por esta sua afirmação. Como bloguista, pensei que a sua função seria cativar o publico e promover o diálogo entre seguidores.
Mas é a sua opinião e eu aceito-a =)
Finalizando,agradeço, pelo facto de me ter desculpado =)