Através deste texto pretendo uma análise ao momento que o Benfica atravessa, o que se passou antes e o que poderá suceder mais tarde (sem fazer futurologia).
Actualmente o Benfica está no segundo lugar no Campeonato, a 9 pontos do primeiro que é o F.C.Porto, que de início me pareceu estar a beneficiar de alguns erros de arbitragem mas que actualmente tem jogado o suficiente para vencer nem que seja por “deslizes” dos jogadores das equipas com as quais joga e aproveitando as chamadas “escorregadelas” dos grandes de Lisboa. O Benfica perde muitos pontos e se continuar assim, será difícil aspirar à luta pelo título.
Para além disto, o clube da Luz está fora da Taça da Liga da qual foi eliminado por culpa própria pois não alinhou com a equipa principal (por razões de poupança de esforços ou não, não vou aqui explorar) e por outras razões que não foram muito exploradas pela comunicação social, como o facto de na primeira-mão no jogo contra o V. de Setúbal, o Benfica ter sido prejudicado em algumas decisões do árbitro. Foi eliminado da Liga dos Campeões, onde podia ter ido mais além, apesar de o grupo ser algo complicado. Está na Taça UEFA onde se espera que vá longe embora já no ano passado assim tenha sido e acabou por perder estranhamente com o Espanhol. Está também na Taça de Portugal onde é sempre um candidato à vitória final com as devidas reservas, basta lembrar a final de 2004/2005 com o já referido V. Setúbal, na qual o Benfica pareceu apresentar-se com o jogo na mão e até esteve a ganhar mas “deu o ouro” ao bandido. Ainda uma palavra para o desentendimento dos jogadores do Benfica que não se agrediram por muito pouco. Foi um acontecimento deplorável ao qual o Benfica teve de dar resposta. Se não agisse o Benfica corria o risco de perder o jogo por falta de entendimento entre os jogadores e também perdia “a mão” nos seus activos por clara falta de disciplina. Sem especular muito acerca da decisão do treinador do Benfica, ficou uma dúvida levantada por alguém na comunicação social e que aqui refiro: Para aqueles que acham que a decisão foi correcta, se as substituições estivessem esgotadas, devia ou não o treinador retirar os dois jogadores? Talvez sim, talvez não.
Posto isto, é verificável que o momento do Benfica não é o melhor de sempre, está longe disso.
Cabe agora fazer um levantamento de situações que revelam, que o Benfica está há vários anos em muito má forma desportiva e possíveis razões que levaram a isso. Para isso é importante referir os anos 90 que a meu entender foram o início do descalabro.
Os anos 90 foram uma era de desgraça para o Benfica em toda a linha, principalmente a partir de 1994. Ora vejamos nas várias modalidades (pelo menos nas principais).
No Andebol, o Benfica terminou há uns anos com esta modalidade mas depois voltou a integrar-se na Liga. Terá sido uma decisão por motivos económicos, suponho. De qualquer modo o Benfica não vence o Campeonato Nacional de Andebol desde 1989/1990, isto é há quase 20 anos que o Benfica não vence o principal desafio nacional em andebol, só vencendo posteriormente uma Taça da Liga e uma Supertaça, sendo que a Taça de Portugal não é ganha desde 1987. Porém, o Andebol nunca foi uma modalidade de fulgor benfiquista a julgar pelo nº de títulos vencidos neste desporto, foram apenas 12 até ao ano passado quando venceu a Taça da Liga contando com apenas 6 campeonatos.
Passando ao Basquetebol, vemos que o Benfica foi até 1995 o melhor clube nesta modalidade ganhando 7 campeonatos seguidos desde 1989 até 1995, contando ainda com mais 3 vitórias consecutivas na mesma competição entre 1985 e 1987 e outros 10 êxitos. Tem no total 57 títulos mas nos últimos 10 anos só venceu uma competição (em 2006/2007), o Torneio dos Campeões.
Olhando agora para o Voleibol, este parece ser o desporto no qual o Benfica parece estar um pouco a “ressuscitar das cinzas” pois venceu o campeonato de 2004/2005 com um percurso imaculado na fase regular e ganhou ainda 3 taças de Portugal de 2005 a 2007. Porém tem poucos títulos nesta modalidade, apenas 16 (isto tendo em conta a grandiosidade da instituição S.L.Benfica).
Já o Hóquei tem sido um disparate, já não vence o campeonato desde 1998 (contando já com 20 campeonatos) e tem entregue constantemente o mesmo ao F.C.Porto que salvo o erro venceu nas últimas 6 épocas. O último título vencido pelo Benfica foi a Supertaça, em 2002. O Benfica conta com perto de 40 títulos neste desporto maioria dos quais nos anos 50, 60 e 70.
No Futsal, o Benfica vai alternando com o Sporting as vitórias no campeonato e na Taça, porém este desporto só é praticado pelo Benfica há pouco tempo e não serve ainda de exemplo.
Já no Futebol é o que se tem visto, nos últimos 14 anos o Benfica venceu apenas 1 Campeonato, 2 Taças e 1 Supertaça. Num clube com tanta história e tantos adeptos não faz sentido estar nesta situação deplorável. Importante será lembrar que o Benfica tem 31 campeonatos, 24 Taças, 4 Supertaças e 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, entre outros troféus.
Ora este desastre, deve-se em meu entender (sem ferir o bom nome de qualquer pessoa) talvez às políticas levadas a cabo nos anos 90, quer economicamente falando quer no que à contratação de jogadores diz respeito. Isto para não referir o duvidoso critério de arbitragem que poderá ter influenciado muitos campeonatos em favor deste ou daquele clube. Porém quanto a esta última explicação para os desastres do Benfica não há grande coisa a fazer, só esperar que a justiça se aplique, o que eu acredito que acontecerá. Já as outras razões que referi, como as politicas económicas que levaram o Benfica a um buraco financeiro jamais visto e a contratação de jogadores “por dá cá aquela palha” eram possíveis evitar e tiveram graves consequências para o futebol do Benfica e também em certa medida no restante panorama desportivo (nos outros desportos).
Resta saber o que fazer para mudar este panorama. Talvez melhorar a comunicação interna entre direcção, equipa técnica e os jogadores, arranjar gestores e ter cuidado nas contratações que se revelam por vezes dispendiosas e sem grandes rendimentos para o clube.
Posto isto o Benfica tem que alterar a sua forma de estar no futebol e restantes modalidades para evitar que se diga como muitas vezes ouvi e ainda oiço “Para o Ano é que é!”. Tem que lutar este Benfica, o clube com mais sócios no Mundo e com muitos adeptos.
Sem comentários:
Enviar um comentário